Tipos

 Tipos de câncer

Seus tipos e causas

No post de hoje, alunos do blog, falaremos sobre alguns tipos muito comuns dessa doença no Brasil.

 Câncer de Intestino

O câncer de intestino se dá quando um tumor é desenvolvido no intestino grosso, esse quadro também pode levar outros nomes, como câncer do cólon ou do reto. Quando detectado no seu estado de início e sem que tenha se alastrado para outros órgãos, existem grandes chances de cura,esse tipo de câncer é um câncer tratável.Fatores que podem causar esse câncer é o hábito de alimentação que no caso de uma pessoa mais velha pode ser que a doença evolua,a genética, bebidas alcoólicas, histórico de doença inflamatórias do intestino e entre outras.
É sempre bom ficar atento aos sintomas, sangue nas fezes, fraqueza,anemia e perca de peso podem ser um sinal.
Para prevenção podemos colocar em prática a realização de exercícios físicos, a alimentação mais saudável e menos gordurosa, a diminuição de bebidas alcoólicas e a realização de exames anualmente.




Câncer de estômago

O câncer de estômago, também conhecido como câncer gástrico, ocorre em função de um crescimento anormal de células. Ele se desenvolve lentamente, durante muitos anos. Antes do aparecimento do câncer, alterações pré-cancerígenas podem ser observadas na mucosa, que é o revestimento interno do estômago. Tais alterações raramente causam sintomas e, portanto, muitas vezes passam despercebidas, tornando seu diagnóstico ainda mais desafiador




Câncer de mama

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos.
Há vários tipos de câncer de mama. Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente. A maioria dos casos, quando tratados adequadamente e em tempo oportuno, apresentam bom prognóstico.
O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.



Câncer de fígado

O câncer de fígado pode ser de dois tipos: primário (que começa no próprio órgão) e secundário ou metastático (tem origem em outro órgão e, com a evolução da doença, atinge também o fígado). O tipo secundário é mais frequentemente decorrente de um tumor maligno no intestino grosso ou no reto.
Dentre os tumores iniciados no fígado, o mais comum é o hepatocarcinoma ou carcinoma hepatocelular. Agressivo, ocorre em mais de 80% dos casos. Existem também o colangiocarcinoma (originado nos dutos biliares do fígado), o angiossarcoma (câncer raro que se origina nos vasos sanguíneos do fígado) e o hepatoblastoma, tumor maligno raro que atinge recém-nascidos e crianças nos primeiros anos de vida.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é o câncer?